terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Seu Gato Dorme Demais?


O seu gato dorme demais?
Todos temos a noção que os gatos dormem muito. Mas quando é que o muito se torna demais? Quando é que o sono deixa de ser normal e pode pressupor a existência de certo tipo de patologias? Vigie o sono do seu gato, descubra em que circunstâncias é exagerado e o que pode fazer para o ajudar.
Os gatos são dos mamíferos que dormem mais horas por dia. Embora os períodos de sono variem de animal para animal conforme a idade e a personalidade, a maioria deles tende a dormir entre 13 a 16 horas diárias, sendo ultrapassados apenas por algumas espécies como os morcegos ou os ornitorrincos que chegam a atingir as 20.

Não se sabe ao certo que condições evolutivas levaram os gatos a dedicarem tanto tempo ao sono já que são predadores mas também presas para outros animais. São sem dúvida mais activos ao amanhecer e entardecer, talvez porque muitas das suas presas também tenham este hábito, deixando-lhes muitas horas livres para dormir.

O seu tipo de alimentação pode ter também alguma influência nas horas de descanso.

Os herbívoros têm de passar muitas horas a comer para que o seu corpo tenha nutrientes suficientes mas as dietas dos carnívoros, ricas em proteínas, permitem-lhes passar longos períodos sem se alimentarem permitindo que possam dedicar mais tempo a dormir.

É natural que os que vivem dentro de casa durmam mais do que aqueles que levam uma vida ao ar livre. Se a média para os domesticados se encontra entre as 13 e as 16 horas por dia a dos selvagens não costuma ultrapassar as 8 a 12.

Mas existem razões que podem levar o seu gato a dormir em demasia. Pode, por exemplo, ser o primeiro sintoma de uma doença de evolução crónica. Neste caso também estarão mais letárgicos brincando menos do que o costume ao que pode associar-se perda de peso ou vómito. O simples tédio também pode levar a que não tenha vontade de se mexer. Os gatos domésticos têm muito menos estímulos à sua actividade do que os selvagens. Enquanto os últimos são constantemente desafiados a correr atrás de uma presa ou fugir de um predador, os primeiros, se não tiverem alguma imaginação e uns donos dedicados, podem aborrecer-se.

A idade também conta. Os gatos mais velhos tendem a fazer sestas mais demoradas.

Assim, se o seu gato lhe parecer muito dorminhoco não assuma que é normal e considere levá-lo ao médico veterinário para um exame geral. Se estiver tudo bem e o sono extra continuar pense em comprar-lhe mais brinquedos e dedicar algum tempo do seu dia a brincar com ele para que o tédio não se instale.

Um comentário:

  1. Um gato apareceu hoje em casa,adulto,esta dormindo faz um tempo,no sofá.Se ele resolver morar conosco levarei para o veterinário.

    ResponderExcluir

Seu recado será lido com muito carinho !!!
Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjs
Nana