quarta-feira, 17 de junho de 2009

Nossa Vida Nunca Mais Será a Mesma..... Ainda Bem!!

Voltando um pouco no tempo, olho como era nossa vida antes e depois que nossos gatos chegaram.....
Hoje vejo o quanto nossa casa tem mais vida, mais alegria por causa da presença dos nosso gatuchos.
Chegar em casa é sempre uma alegria... a gente abre a porta e 3 carinhas já se espremem para ver quem vai nos receber primeiro.
Depois é um tal de corre pra lá, mia pra cá, uma barrigão no meio do caminho.
Uma curtição total!!
Rayssa e Cristal 27 de Julho de 2007 dia que a adotamos

Rayssa e Madona 08 de Agosto de 2007 1 dia depois que a adotamos
Rayssa e Zé alguns dias depois dele chegar (ele chegou 31-10-2007)

Pensando em Saúde e Animais especialmente em Gatos, vou contar uma história para vocês:
Ano passado minha filha tinha uma amiguinha na classe que sempre foi muito tímida, mas que devido a perda de um avô paterno e da cachorrinha da avó ela foi piorando seu estado geral.
Era uma criança que além de tímida, estava entristecida.
Como não consigo ver estas coisas e ficar calada.
Chamei a mãe para conversar e depois de um tempo chegamos juntas a conclusão que a Carol estava realmente muito deprimida.
Como ela é filha única, sugeri que a mãe adotasse um gatinho para fazer companhia a pequena...
A idéia foi super bem aceita e em menos de uma semana depois lá estava o Fred na casa delas....
Em menos de um mês encontrei com a mãe e a Carol novamente e vocês não acreditam na mudança que esta menina teve por conta do Fred.
Além de já estar sorrindo novamente ela estava mais falante do que nunca, se relacionando com todos de uma forma muito legal.
engraçado é que quando meses depois fui conhecer o Fred, percebi o quanto ao animais "pegam" a personalidade de seus donos... rs
Fred era igualzinho a Carol... quieto e arisco... rs
Saí de lá faladoo para a Rayssa que nós devemos ser muito malucas mesmo, pq é assim que os nossos gatos são... xaropes de tudo kkkkk
Daí tenho visto muitas reportagens sobre Terapias com Animais, Zooterapia ou Pet Terapia ....
Que os animais fazem bem para a gente, acho que todas nós já sabíamos, mas hoje em dia este BEM que o animal faz, está tão comprovado que os animais estão sendo levados para dento dos hospitais, clínicas e asilos para ajudarem no reestabelecimento mais rápido dos pacientes.
Além de serem naturalmente Anti Depressivos são estimulantes para a cura de diversas patologias.
Aqui no Brasil eu não sei, mas existem asilos na Europa que permitem que seus pacientes tenham seu próprio animal doméstico ou tem alguns animais que são "coletivos" a todos os pacientes.
Hoje em dia já existem em alguns hospitais do país que acolhem este trabalho com animais e que já conseguiram mesurar em forma de estatísticas como o tempo de internação diminuiu depois que este projeto foi implantado.
É claro que tudo dentro de um rigoroso esquema de higiene e segurança.
Somente "Animais Especiais" são selecionados para este tipo de trabalho, animais extremamente calmos e completamente ambientados ao contato humano.
Fora isto são animais que são tratados de forma especial para que não levem nenhum tipo de vírus ou bactéria para dentro dos hospitais. A eqüinoterapia é outra forma “se baseia no aproveitamento das qualidades naturais do cavalo para buscar a reabilitação integral do indivíduo, concebido como um ser psicossocial portador de uma ou múltiplas deficiências, como Paralisia Cerebral e Síndrome de Down, que integra harmonicamente saúde, educação e equitação”,
Gatos Terapeutas

A independência e autenticidade dos gatos refletem algumas qualidades humanas que, muitas vezes não costumamos reconhecer por estarmos mergulhados em nosso egocentrismo e complexo de superioridade em relação aos demais animais.
Geralmente, apreciamos o comportamento servil e adulador que os cães têm para conosco e podemos nos sentir incomodados com a autenticidade dos felinos que só agradam ou recebem carinho quando “estão a fim”.No entanto, admiramos pessoas independentes e autênticas.
Gatos são animais inteligentes, dóceis e podem ser excelentes companheiros.
Em Terapia Assistida por Animais são muito utilizados em tratamentos para diversos tipos de problemas como Alzheimer, depressão e outros problemas psíquicos e físicos como hipertensão, cardiopatias, etc..
Alguns estudos têm demonstrado que acariciar ou falar com o gato, ajuda a reduzir a pressão arterial e o estresse.
Crianças autistas, esquizofrênicos e indivíduos com problemas de comunicação podem se beneficiar da terapia com gatos, uma vez que esses animais tendem a respeitar os limites de interação apresentados por tais pacientes.
Acariciar um gato ou brincar com ele é uma ótima terapia para quem sofre de artroses e doenças musculares pois ajuda a melhorar a flexibilidade desses indivíduos.
Idosos com problemas de saúde, depressão e demência também apresentam bons resultados com a “gato terapia”.

18 comentários:

  1. oi nana! sabe que é pura verdade... quando eu ganhei a nina estava numa fase muito difícil e ela foi fundamental nessa "passagem"! deu e continua dando outro sentido a minha vida... e olha que eu sempre tive bichos, desde criança, mas foi minha primeira desde que fui morar sozinha. minha pequena enche minha vida de alegria e amor! bjo pra vc e turminha!

    ResponderExcluir
  2. Amei as fotos de teus filhotes pequninhos, junto com a tua filhota gente! Eu sempre amei gatos, desde criança. Acho que são realmente seres muito especiais e com muita personalidade. Nós, que temos gatos, sabemos também que um dos mitos existentes, o de que os gatos são egoístas,só pensam em si mesmos e não ligam para os "donos", não é verdadeiro. Gatos nos dão muito amor e parecem sentir os momentos em que mais precisamos disso. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nana, eu sou suspeita em falar sobre o que os animais fazem conosco. Converso o dia todo com meus filhos, mas tem dia que eu tô cansada de saco cheio e eles são tão carinhosos, convitativos, que eu me perco no tempo, desfrutando da companhia, do amor, da atenção que eles me proporcionam.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Acho que por tudo isso dificilmente perco meu bom humor, afinal convivo com bichanos desde sempre, rs. Beijos Nana, obrigada pelas palavras de conforto ontem.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você. a vida dá um salto de qualidade viu? Vai lá no meu blog ver eu dançando merengue com mainha.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo: os gatos são animais maravilhosos que estão aqui para deixar esse mundo mais alegre e charmoso. Aquilo de chegar em casa e ser recebida por eles acontece igualzinho aqui em casa. É uma delícia.
    Parabéns pelo blog. Passe no meu...
    Bjos.
    Ana.

    ResponderExcluir
  7. Nana, você está certíssima, os bichinhos podem ajudar muito e trazem muito alegria para a nossa casa. Meu filho de 11 anos adotou 2 cachorrinhos que apareceram na nossa rua e eles fizeram muito bem as nossas vidas.
    Obrigada por sua visita, tá?
    Adorei teu blog e voltarei mais vezes também. Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Minha vida mudou completamente depois que adotei os meus. E meu marido que nem era muito "chegado", está apaixonado!!!
    Estamos muito felizes!!!

    Nana estamos tendo muita dificuldade de vir aqui. Estamos querendo ajudar na rifinha só que não conseguimos ver os números disponíveis. Poderia escolher uns 5 números e nos mandar o número da conta para o depósito?

    Bjusssss

    ResponderExcluir
  9. Nana
    Aqui em casa também é só alegria.
    Meus meninos chegaram numa fase boa, mas depois já me ajudaram em muitos momentos difíceis!
    Nem sei como seria a minha vida sem eles.
    Ainda bem que eles estão aqui!
    Beijos para os filhos e para você.
    Stela

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana!

    Está lindo o seu cantinho, em especial as fotos da sua filhinha com os gatos! É muito gostoso amar os animaizinhos, eles nos trazem muita paz. Estou querendo muito adquirir um cachorro, mas meu marido nao concorda, pois o inverno aqui é rigoroso e as leis aqui fazem uma série de exigencias, para quem possui animais em casa.
    Obrigada pela sua amavel visita e, muito prazer em conhecê-la.
    Um grande abraco,
    Marcia

    ResponderExcluir
  11. Nana,

    Que linda sua filha com a gatinha!!!. E vc tem toda a razão os animais são maravilhosos, ajudam muito, dispertam alegria, amor e carinho!.Eu e a minha cachorra Preta, somos voluntárias no Cotolengo,lá eles cuidam de crianças especiais e há um espaço
    neste lugar, para a Pet Terapia e Equoterapia, minha vizinha e amigona, faz esse maravilhoso trabalho. E eu me apaixonei!!!!! Animais e crianças, tudo de bom!!!.
    Infelizmente,quando saio de lá, tenho vontade de levar e adotar todos, más não posso...Ameeeiii essa postagem!. Outra coisinha, dá uma olhadinha no seu e-mail, bjos! e um ótimo final de semana!.

    ResponderExcluir
  12. Falou tudo! e os comentarios complementaram ... eu me tornei uma pessoa muito melhor depois que adotei os Ticos...

    Ser recepcionado pelos Ticos...é muito bom! aqueles que dizem que os gatos gostam da casa e não dos donos não sabem de nada! Não coisa melhor que um gato ronronar quando recebe carinho! ou como no caso dos meus, só de falar com eles eles ronronan...rs

    O Toco seria ótimo como cat'terapeuta.. calminho e bonzinho!

    As fotos estão ótimas... o Zé já foi pequeno!!!! digo magro! rsrsrs

    Tô fazendo vigilia com o Toco... gato safado!

    Chega né? aff como eu falo!

    beijossssssssss

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Indicamos vc para receber o selo "Esse blog tem glamour". Vá lá no nosso blog e veja como receber. bjs da Luna e do Rodolfo!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Hihihi, você já viu blogueira mais atrasada do que eu? Ia te falar do post em sua homenagem e não deu tempo...
    Caso goste o selo é seu, exclusivamente feito para seu blog(mas fique à vontade para postar ou não).
    Beijos e bom dia, querida!

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA

    Através da indicação vista no blog da Elaine Gasparetto, vim fazer essa visita e conhecer esse espaço muito bonito.

    Os gatos aqui da "redação do BONDeblog", laranjinha, sol, yurinha..... também gostaram.

    Parabéns e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Muito linda esta página. Este gato é maravilhoso. Eu tinha um muito lindo.
    E faz uns 140 dias, sumiu, não sei se morreu longe de casa. ou sela o que houve!
    Mas gostei de vir aqui.
    Bjs.
    Sandra

    ResponderExcluir
  17. Querida Nana, amei as fotos dos seus filhos, estão simplesmente lindos de viver.
    Como eles são estudiosos... rs, rs, rs...
    É verdade, um bichinho é tudo de bom. Eu com meus nove gatos, uma cachorrinha e um pombo sei bem como é a recepção quando chego em casa, somos literalmente "atropelados" por eles, he, he...
    Quem sabe um dia, não muito distante, os humanos aprendam a ter uma vida sociavel, amável e tranquila, com seus bichinhos.
    Tomara!.
    Beijos, minha querida, em você, em sua filha e nos focinhos geladinhos de seu lar.
    Carinhos, Ana Clara.

    ResponderExcluir
  18. GEEEENTE!!!!!!!
    FOTOS MARAVILHOSAS!!!
    GATO TERAPIA É TUDO DE BOM!!
    SEMPRE FOI!!
    BEIJOS E PARABÉNS!
    TAMARA - CAFÉ COM GATO.

    ResponderExcluir

Seu recado será lido com muito carinho !!!
Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjs
Nana