domingo, 24 de outubro de 2010

A Castração é necessária!!!!

Por que será que ainda hoje em dia a gente vê tantas pessoas contra a castração??
Nós que acompanhamos mais de perto a questão do abandono de animais, temos que fazer com que cada vez mais as pessoas se conscientizem, pois é muito triste ver tantos animais tendo seus filhotes na rua e muitas vezes sendo judiados e maltratados. Os abrigos estão lotados de filhotes indefesos precisando de um lar mas se a castração fosse mais aplicada as coisas poderiam ser diferentes!!


O que é a Castração?

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.

Como funciona?
Consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos.A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado.A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.
Vantagens da Castração:1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos; 2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva; 3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais; 4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais; 5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio; 6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!); 7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência; 8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Mitos sobre a Castração:
- "Castração engorda?” O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.A quantidade de alimento também poderá ser diminuida.
- "Eu não posso pagar!” O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento. Consulte os Veterinários Solidários.
- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes” Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?
- “Ele não tomará mais conta da casa.” Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...” Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.
- “Meu animal vai sofrer?” A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.
- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?” Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.
Ajude a combater a superpopulação o abandono: castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!

http://www.arcabrasil.org.br

5 comentários:

  1. castrar é necessário sim, as pessoas devem tomar consciencia e proteger seu bichinho

    ResponderExcluir
  2. É muito importante esses posts porque muitas pessoas ainda não tem a total conscientização da relevância da castração para os animais e sociedade. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Nana passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, fantástico, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Nana,
    Estou escrevendo mais para um pedido de ajuda e orientação de uma pessoa que entende de gatos!
    Castrei minha gata de 1 ano e 4 meses, Jolie, dia 11 de janeiro. No mesmo dia de madrugada, precisei chamar a veterinária, porque mesmo ela tendo tomado a anestesia inalatória, ela ainda não tinha acordado direito, estava muito "grogue" e com os dedinhos das patas que são rosinhas, brancos!
    Sei que ela teve que ser operada novamente, aparentemente ela teve ou um problema de coagulação ou uma reação alérgica ao pré anestésico o que lhe causou hemorragia.
    Enfim, tudo foi controlado ela ficou 2 dias internada, tomando soro e comendo via seringa.
    Desde que a trouxe para casa (dia 13/01 à tarde) ela se recusa a comer. Estou dando a Hills A/D com seringa para ela, hoje pela primeira vez ela comeu enquanto eu oferecia, não precisei força-la. Ela esta bebendo água e fazendo xixi normalmente. Porém não faz cocô, apenas quando coloco supositório (coloco um dia não outro sim). Esta super apática, com o olhar distante, não interage com ninguém e toda vez que tenho que manipulá-la ela rosna, e quando dou o antibiotico ela baba salivando vertiginosamente. Ela fica o dia todo no canto dela. Apenas sai para xixi e beber água! Tenho a impressão que se eu não a tirasse da toca dela ela ficaria lá o dia todo....
    Estou muito preocupada.... ela sempre comeu pouco, e quando tinha cio ficava dias sem comer direito, mas ela nunca recusou comida desta forma, ela vira a cara quando eu ofereço!
    Estou muito preocupada e muito triste! queria saber se este comportamento é normal!
    Ja falei com a vet, mas não gostaria de levar a gata na clinica porque a Jolie esta muito traumatizada. E toda vez que ela vai para la é um cutucão! aiaiaiai!!! coitada! não sei o que fazer!
    obrigada
    Daniela

    ResponderExcluir
  5. Daniela:

    Acho que sua gatinha deveria passar por outra consulta :(
    Aqui em casa, a veterinária dos meus gatos atende a domicílio e isso para mim é fantático pq minha Cristal é mto arisca e se estressa demais.
    Acho que o que não dá é para ela ficar apática deste jeito, talves fosse necessário exame de sangue para ver se não tem infecção ou algo mais... qdo se castra, mtas vezes cái a imunidade e aparecem outras coisas.
    Não sei que cidade vc está, mas se precisar de algo me escreva no meu e-mail nananet29@hotmail.com
    Boa sorte!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu recado será lido com muito carinho !!!
Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjs
Nana