segunda-feira, 16 de março de 2009

Terapia Floral


Muitas pessoas me perguntam sobre os Florais e sua eficácia.
Particularmente eu trabalho com os Florais a mais de 20 anos, uso tanto os de Bach e como os da Califórnia.
Os Florais como o próprio nome diz, são feitos a base de essência de flores e agem basicamente em estados emocionais.
Ouço muitas pessoas dizendo:
- Já fiz uma receita e não adiantou nada....
O que acontece é que muitas pessoas leêem sobre o Floral, e fazem sua própia receita (auto-medicação) e isso pode não dar mto certo...
Por exemplo:
Você pode ter ansiedade, daí faz uma receita com um Floral para ansiedade, mas esta ansiedade pode ser por uma depessão (que vc própia não precebe)... então não vai adiantar muito.
Você tem que combater a Causa não o Efeito..
Por isso é que o mais indicado é procurar um profissional para a prescrição.
A terapia floral não tem contra-indicações e pode ser usada por animais, pessoas de qualquer idade, mulheres grávidas, bebês e inclusive paralelamente a tratamentos alopáticos ou homeopáticos.
“O sistema dos 38 remédios do Dr. Bach tem a finalidade de permitir que a personalidade possa dominar, sozinha, estados passageiros de ânimo negativos, típicos da natureza humana, tais como: incerteza, ciúme, desalento, etc., cuja causa é alguma fraqueza de caráter. ... Uma consequência indireta disso será, também, maior resistência contra perturbações emocionais e, eventualmente, psicossomáticas.” – Mechthild Scheffer
Terapia Floral para Animais

A terapia floral pode e deve ser usada para tratar quaisquer desequilíbrios emocionais ou comportamentais em animais. Os resultados são maravilhosos e a reação deles ao tratamento é mais rápida do que a de uma pessoa.
Devido a essa grande eficiência da terapia floral, é muito comum o seu uso para tratar problemas como carência afetiva em animais que solicitam muito o dono e que tem enorme necessidade de atenção; hiperatividade em animais que correm, pulam, brincam e latem excessivamente; possessividade em animais que tem ciúmes de seus donos, animais agressivos por conta do medo, entre outros inúmeros desequilíbrios que os animais podem manifestar.
Quando tratamos com a terapia floral esses desequilíbrios , sejam emocionais ou comportamentais, usamos as mesmas essências que são usadas para pessoas , independente do sistema. Não há essências que são usadas especificamente para animais. Em alguns sistemas é possível encontrar fórmulas prontas para animais para tratar determinados desequilíbrios, mas as essências são as mesmas que usamos para pessoas. A escolha das essências também é feita da mesma forma. São analisados o desequilíbrio em si, o comportamento do animal, a personalidade e escolhidas as essências adequadas para tratar o desequilíbrio especificamente como aquele animal o manifesta. Lógico que quanto mais o terapeuta conhecer ou estiver familiarizado com animais, cães e gatos principalmente, melhor será a percepção das essências que devem ser utilizadas.
Nos casos de desequilíbrios emocionais os florais são excelentes e podem ser associados a outras terapias complementares, no caso de desequilibrios comportamentais os florais tem também excelente atuação, mas em alguns casos os resultados podem demorar mais, nesses casos o uso paralelo de tecnicas de adestramento traz ótimos resultados.
É importante , para o terapeuta claro, mas também para os proprietários que eles conheçam o comportamento da espécie e se possível da raça do seu animal. Esse conhecimento ajuda muito na compreensão e na identificação de determinados comportamentos. Para isso, recomendo para os proprietários de gatos a leitura do livro “Psico-gato?” da autora Pam Johnson-Bennett e para os proprietários de cães “Adestramento Inteligente” de Alexandre Rossi.
Deve-se deixar claro que a terapia floral traz resultados excelentes , mas não substitui a necessidade de levar o seu animal a um veterinário
(BPimentel)

8 comentários:

  1. Nana,

    não sabia que você trabalhava com florais. Que bacana. Estou tomando Rescue, que foi receitado pela minha terapeuta. Mas já tenho consulta marcada com o homeopata. Agora estou procurando alguém que trabalhe com Reiki, pra tentar equilibrar minhas energias.
    Um beijo cheio de carinho.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Nana, não sabia muito sobre florais e confesso que estou tentada assim que possível a procurar um profissional para mim e outro para o Miguel, meu anjo hiperativo. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Nana, não sabia muito sobre florais e confesso que estou tentada assim que possível a procurar um profissional para mim e outro para o Miguel, meu anjo hiperativo. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nana,
    esse floral que você recomendou pra mim...Onde encontro? Tem que ter receita? Acho que seria bom...

    ResponderExcluir
  5. Florais são ótimos mesmo! Dei há algum tempo para os meus bebechanos! Viva os florais! rs...

    Rsrsrs... certíssimo!
    É bacana que a maioria fala algo sobre a 6ª 13 nos blogs! Tomara que um dia essas coisas acabem, marcando apenas uma fase da história.

    Está aberta e enquete sobre o nome do mascote lá no Tudo gato! Quando der dá uma passadinha lá com seu voto!

    Abraços!!!

    www.tudogato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Meu e-mail é: carimam@gmail.com
    Um beijo :)

    ResponderExcluir
  7. Hoje é o dia do blogueiro!
    Parabéns, tenha um ótimo dia!
    bj

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei as informações dadas referente florais... faço uso de florais para mim, e os resultados sempre foram maravilhosos... Agora estou querendo usar pra minha gatinha, a peguei na praça q tem em frente a minha casa, em uma caixinha totalmente fechada, onde só cabia ela mesmo, devido ao medo e instinto de proteção ela é muito agressiva, tudo ela coloca as unha e nos morde, estamos bem apreensivos aqui em casa, pois já temos 3 gatinhas que nunca nos arranharam, acho que elas nem sabem q tem unhas hehe... temos muito medo dela ficar muito brava quando adulta... a amamos imensamente e queremos muito que ela sejamais tranquila e carinhosa, ela sabe que a amamos, mas ainda sente muito medo de tudo, então vem as mordidas e arranhadas... como posso fazer para conseguir florais para ela?
    Obriga Beijossss Liana email lianakoch@mail.com

    ResponderExcluir

Seu recado será lido com muito carinho !!!
Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjs
Nana