terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Dar um novo início para si mesmo, uma nova chance::



Bel Cesar ::
Assim que as festas do final de ano terminam, começamos a nos preparar para retornar a nossa rotina diária. Mas algo dentro de nós ainda nos faz sentir diferentes: afinal, iniciamos um ano novo!

Lama Gangchen Rinpoche nos inspira a levar a sério este sentimento de renovação. Pois a cada começo temos uma real oportunidade de mudança. Ele nos lembra que a cada início estamos plantando uma nova semente. Se a semente for boa, há a chance de crescer. Se for fraca, mesmo tendo as melhores condições, ela não irá evoluir. Portanto, segundo ele, ao cuidarmos de nossas primeiras sementes do ano estaremos direcionando o nível energético de nossos próximos doze meses. Por isso, temos que aproveitar o início de ano para refletir sobre a chance de nos proporcionarmos um novo começo.

Não é óbvio começar. Devido ao automatismo com que seguimos nossos compromissos diários, pouco reconhecemos nossa capacidade de zerar para dar um novo início. Zerar a vida é uma decisão consciente, tomada quando resolvemos nos desprender da pesada carga que trazemos do passado.

À medida que nos soltamos da sobrecarga das emoções passadas, voltamos a nos sentir disponíveis para nós mesmos. Só quando amadurece em nós a decisão de nos desprendermos, de fato, do passado é que começamos a nos sentir livres, autoconfiantes e capazes de recomeçar. Lama Gangchen nos incentiva a soltar as mágoas do passado de modo direto, sem lamentos ou delongas. Ele diz: "Às vezes não é possível pensar no passado pelos mecanismos naturais da memória. Temos que abandonar estas lembranças para viver o presente e nos dar a oportunidade de um novo futuro. Caso contrário, estaremos sempre recriando o passado. Temos que trabalhar para ativar nossas mentes maiores e abandonar as mentes menores".

Mente maior é aquela que está movida pela força de uma atitude mental positiva. Isto é, que lida com o mundo com abertura, aceitação e gentileza. Mas, infelizmente, estamos tão habituados a reagir, a desconfiar, a negar, que nem damos conta do quanto emanamos a energia de nossos ressentimentos passados quando nos comunicamos uns com os outros no presente.

Feridos, resistimos ao toque alheio quando negamos sua tentativa de aproximação. Em geral, evitamos escutar o que os outros têm para nos dizer, pois quando estamos reativos não temos espaço interior para escutá-los. Parece que já sabemos de antemão o que vamos ouvir e responder. Dizemos interiormente não antes mesmo do outro se expressar. Afinal, sob a tensão interna, precisamos nos defender tanto dos ataques autodestrutivos que lançamos sobre nós mesmos, quanto da hostilidade externa que reflete a mesma indisposição que o outro sente ao ser pressionado.

O mais curioso é que, na tentativa de dominar o desconhecido, queremos entender tudo, saber de tudo. Mas, claro, sem nos envolver. À medida que tememos ser tocados pelos outros, nos tornamos cada vez mais superficiais e pouco compromissados com a dor alheia.

Por isso, Rinpoche ressalta que é mais importante sentirmos o que ele tem para nos dizer do que entendê-lo. Ele nos lembra que hoje sofremos da falta do sentimento de compartilhar uma mesma experiência. Estamos isolados por nossas próprias mágoas.

Com esta atitude defensiva não temos condições de fluir e seguir em frente, muito menos de nos dar uma nova chance! O que fazer?

O Lama nos dá um bom conselho: "Precisamos aprender a diminuir os problemas e aumentar as coisas boas. Isso parece impossível, mas é possível. Buscamos grandes idéias, mas o que precisamos é abrir o coração".

14 comentários:

  1. Oi, sou a Nina Jessica...Acompanho h amuito tempo o blog da Gatinha Lili!

    Gosto de visitar os blogs que acho mais interessantes e, amante da arte e de animais como muitas pessoas, gostaria de sua participação no meu blog ta?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Nana,
    Adorei o texto e concordo com tudo nele dito. Concord tb quanto é difícil sairmos do automático e estarmos atentos a cada passo.
    Por causa da ioga e da meditação que faço por quase um ano seguido, tenho hoje mais facilidade de estar atenta, do que a um ano atrás. Mas ainda assim tenho minhas dificuldades...
    Tenha um ótimo início de ano, que sua sementes plantadas germinem lindamente!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi nana !!
    adorei o texto !!

    Quanto a Aretha , no final do ano fomos viajar e por alguns probleminhas como , eu não ter conseguido o RG a tempo , o medo dela fugir em uma casa aberta como a sa minha sogra , não estar com todas as vacinas ela acabou ficando na casa da minha amiga ... aquela que fiz o post que não conseguiu adotar o gatinho .

    Enquanto ela estava me casa o Billy até começou a ter curiosidade a ela e tentava se aproximar mesmo com medo , mas ela não deixava e partia pra briga , miava o dia todo , mau comia e não deixava a gente se aproximar e tentando fugir sempre que a porta era aberta , e assim foi durante quase duas semanas ... conversei muito com a Claudinha a respeito !!

    Quando voltamos de viagem e fui a casa da minha amiga , elas já estavam totalmente acostumada, toda manhosa de barriga pra cima e com a minha amiga se sentindo a mãe dela , acabamos decindo em deixa-la por lá mesmo . Foi meio estranho , pq a tempos queria outro gatinho em casa , mas achamos que lá ela ficou mais feliz ... não sei se fiz a melhor escolha , não sei se deveria ter tentando mais , mas pelo menos tenho certeza absoluta que ela esta muito bem cuidada !! E o Billy voltou a ser filho unico , pelo menos por enquanto .

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi,Nana!

    Hoje é o último dia do concurso, ainda precisamos de 401 votos

    ResponderExcluir
  5. Ficamos com quase 3200 votos :)

    Obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  6. belo conselho! vamos ver se neste ano consigo colocar isso em prática...hehehe...


    deixei uma brincadeirinha prá ti lá no Black. assim que puderes, passa lá para ver!

    bjus prá ti e pros Mimis todos!

    p.s.: linda a foto no alto do Blog! é a Cristal?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nana!
    Deixei pra vc uma brincaderinha lá na Casinha.
    http://casinhaparagatos.blogspot.com/2009/01/brincadeira.html

    Assim que puder, passa lá prá ver, ok?

    E a Cristal, como está? Já está bem recuperada?
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Nana, amei o texto. Quando tiver um tempo passa no Anjogatos que tem um brincadeira para você. E como esta a Panterinha mais fofa? Beijos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada!

    Se todos votarem, poderemos ajudar muitos gatinhos :)

    ResponderExcluir
  10. Oi. Sou a Rose, também adoro gatos e artesanato, adorei teu blog, to tentando montar um tmbm, por isso comecei a visitar vários blogs e fiquei encantada das maravilhas que encontrei. Voces todas blogueiras, artistas e gateiras são uma grande inspiração para mim.Atualmente tenho 7 gatos em casa, o Dung, o mimo, a Barbie e mais quatro filhotes lindos que ainda não dei nome, "ganhei" os 5 últimos no dia 1.º de janeiro (incrível isto ja tinha me acontecido antes: a gata era de uma vizinha e namorava o Dung, sempre que ela me visitava eu dava comida e carinhos, pois ela tava sempre com fome e já como uma barriga enorme, daí teve 4 filhotes no final do ano. Passaram alguns dias e ela sempre vinha me ver, começou a ficar e mais tempo até que no primeiro dia do ano trouxe todos pra minha casa. Eu falei com a vizinha e devolvi os gatos 2 vezes (com coração partido), afinal não eram meus, mas voltaram de novo, como a dona não cuidava mais e parece que queria botá-los fora eu adotei todos. Meu marido, no inicio contrariado acabou apegando-se a eles também. é uma festa, agora mesmo estão todos bagunçando a casa numa alegria só. Eu fico admirando o modo como meu gato cuida da sua família, conferindo se estão todos bem, brincando com eles e me "enchendo de mios" sempre que quer que eu de comida para a gata que ele enche de lambidas e atenções. contando as pessoas duvidam, mas meus gatos são muito inteligentes e cuidam uns dos outros como muitas familias não fazem. Não falei do Mimo, ele é uma gato lindo e peludo que apareceu na minah porta com a cola cortada e quase morto de fraqueza, hoje é o mais carinhoso, me acorda todas as manhã com suas conversas em gatês. Ufa, escrevi um montão, mas queria te contar um pouco dos meus amores. meu blog ainda não ta pronto, mas o endereço é http://rosesouzarosa.zip.net, aparece por lá, sugestões e comentarios serão bem vindos até como ajuda para construir o blog. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana. No meu blog tem uma brincadeirinha para ti. Não é a mesma em que a Luzinha te incluiu, apesar de me ter sido passada por ela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. O tempo não tem chegado...
    PAssei só para mandar um beijinho directamente do outro lado do atlântico,

    Sofia e as miausssss

    ResponderExcluir
  13. Dê uma olhadinha no meu blog e participe da brincadeira em que indiquei vc!

    ResponderExcluir
  14. Nana,

    tem brincadeirinha pra vc lá no blog...:)

    ResponderExcluir

Seu recado será lido com muito carinho !!!
Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjs
Nana